Jan 092001
 

tarde_demais

O filme dramático “Tarde Demais”, de José Nascimento, sobre a odisseia de quatro pescadores no rio Tejo, foi considerado o melhor filme português do ano vencendo o Prémio Porto 2001 atribuído pela Capital Europeia da Cultura e pelo Fantasporto, anunciou a Atalanta Filmes.

O galardão, atribuído ao melhor filme português estreado entre Setembro de 1999 e Setembro do ano passado, vai ser entregue pela Sociedade Porto2001 ao realizador na cerimónia de encerramento do Fantasporto, no dia 6 de Março.
O júri do Prémio Porto 2001 contava com 14 personalidades e críticos de cinema, entre os quais se destacam João Bénard da Costa (Cinemateca Portuguesa), José Vieira Mendes (Première), Tiago Alves (TSF), António Pascoalinho (RTP), Mário Augusto (SIC), José Matos-Cruz (DN Mais), Carlos Magno (Cinemania) e Rui Tendinha (Telecine).
“Tarde Demais” é também o filme português seleccionado para concorrer às nomeações dos Óscares 2000 para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
A longa-metragem de Nascimento inspirou-se numa trágica história real ocorrida há cinco anos atrás quando um grupo de quatro pescadores naufragou no rio Tejo a poucos quilómetros da costa. Vítor Norte, Nuno Melo, Adriano Luz e Carlos Santos protagonizam o drama.

Público 09/01/2001 – 14:21