Prémio Porto 2001

tarde_demais

O filme dram√°tico “Tarde Demais”, de Jos√© Nascimento, sobre a odisseia de quatro pescadores no rio Tejo, foi considerado o melhor filme portugu√™s do ano vencendo o Pr√©mio Porto 2001 atribu√≠do pela Capital Europeia da Cultura e pelo Fantasporto, anunciou a Atalanta Filmes.

O galardão, atribuído ao melhor filme português estreado entre Setembro de 1999 e Setembro do ano passado, vai ser entregue pela Sociedade Porto2001 ao realizador na cerimónia de encerramento do Fantasporto, no dia 6 de Março.
O j√ļri do Pr√©mio Porto 2001 contava com 14 personalidades e cr√≠ticos de cinema, entre os quais se destacam Jo√£o B√©nard da Costa (Cinemateca Portuguesa), Jos√© Vieira Mendes (Premi√®re), Tiago Alves (TSF), Ant√≥nio Pascoalinho (RTP), M√°rio Augusto (SIC), Jos√© Matos-Cruz (DN Mais), Carlos Magno (Cinemania) e Rui Tendinha (Telecine).
“Tarde Demais” √© tamb√©m o filme portugu√™s seleccionado para concorrer √†s nomea√ß√Ķes dos √ďscares 2000 para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
A longa-metragem de Nascimento inspirou-se numa trágica história real ocorrida há cinco anos atrás quando um grupo de quatro pescadores naufragou no rio Tejo a poucos quilómetros da costa. Vítor Norte, Nuno Melo, Adriano Luz e Carlos Santos protagonizam o drama.

P√ļblico¬†09/01/2001 – 14:21

Previous post Melhor Filme Porto 2001
Next post Manuel Cintra Ferreira, Expresso