Objectivos

Leituras e visionamentos sobre a evolução do documentário. Análise de filmes de cineastas que historicamente marcaram e desenvolveram o género do filme documental, revelando estilos e técnicas que estão na base do documento fílmico de exposição, observação, reflexão e interacção. Paralelamente à escrita do guião, o objectivo deste curso é apresentar a história do cinema documental e desenvolver a pesquisa prática e teórica, na perspectiva da arte cinematográfica.

Destinatários

Este curso destina-se a pessoas que queiram adquirir uma compreensão dos diferentes modos de representação cinematográfica e da forma como se relacionam com a história do documentário, através da visualização, pesquisa e execução de um projecto de filme.

Metodologia

Aulas apoiadas na apresentação e visionamento de filmes e excertos de filmes representativos das áreas de conhecimento propostas. Aulas práticas com apoio de equipamentos audiovisuais para articulação e finalização de projectos. Desenvolvimento e articulação dos processos criativos para as fases de argumento e planificação, pré-produção, rodagem e pós-produção da curta-metragem.

 

PARTE I : DESENVOLVIMENTO DO GÉNERO DO FILME DOCUMENTAL

Dimensões Teóricas e Históricas

 

PARTE II : PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO

Proposta de filme: guião e tratamento

O tratamento do tema documenta e justifica o modo e o estilo a utilizar, com base nos realizadores e filmes usados como fonte de inspiração. A proposta inclui uma análise sobre as personagens principais, os locais e os acontecimentos que abrange, a forma como estão organizados os temas, linhas mestras, fontes bibliográficas, artigos, fotografias e filmes que definem o projecto. Apresentação e discussão dos esboços de guião. Preparação e mapa de trabalho. Formação de equipas. Rodagem. Sincronização e montagem. Pós-produção, banda sonora e genéricos.